sábado, 18 de fevereiro de 2012

Limpeza da Casa

Quando cheguei em casa com Mari, estava um bagunça e como  não tenho babá e nem secretária do lar, tudo é comigo mesmo (com a ajudona de Igor). 
No curso de pais e filhos que fizemos aprendemos muuuuita coisa e também já tinha visto isso na matéria de criança da faculdade (curso enfermagem).

Então, seguem as minhas dicas:

Limpeza dos móveis : Pano "úmido" com água ou álcool,  passando o lado e virando e NUNCA em movimento vaivém, como se estivesse esfregando, sabe??

Limpeza do chão : Esqueça as vassouras!!!!!  O ideal é ter um aspirador de pó que não espalha a sujeira. O fato é, vassoura só serve para espalhar a poeira, se possível, utilize o aspirados de pó, não tendo disponível, o correto é pano úmido apenas com água primeiro e depois pano úmido com água sanitária, isso mesmo nada de desinfetante, o que muuuuuuita gente não sabe é que com o uso do mesmo desinfetante, as bactérias, micróbios e afins, ganham resistência e  nada adianta! 

Outra coisa mega importante é que mais uma vez NUNCA se deve fazer o movimento vaivém, o movimento deve ser passado como se estivesse desenhando um oito, levando a sujeira para fora! E não se esqueçam... os bbs tem mais sensibilidade ao cheiro que nós adultos, então evitem ou até mesmo não usem produtos com cheiro muito forte.


Lavagem das roupas do bebê : Eu odiei as duas idéias de ter que lavar com sabão de coco e lavar a roupa na mão. Odeio o cheiro de sabão de coco, então optei por sabão líquido e uma boa opção que encontrei foi o  Olá roupas bebê, tem um cheirinho maravilhoso e bem suave.

Em relação a lavar roupa a mão, já superei e até parei, quando Mari fez 03 meses, deixei esse castigo de lado. Muitas mamães também botam um pouco de álcool na lavagem, tudo bem não faz mal. Evite o uso de amaciantes, pois eles se acumulam no tecido e pode provocar reação alérgica na pele do bebê. Passar a roupa do baby é essencial, ajuda a eliminar os germes. Hoje tenho outras técnicas para tirar o amarelão do leite, suco e papinhas (conto depois)...

Lavagem das mãos : Tenha sempre o ábito de lavar as mãos. Nós adultos desenvolvemos resistencias que muitas vezes ou quase nunca os recém nascidos possuem. Simples bactérias que somos imunes, os bbs não tem defesa. Quanto ao meu lado enfermeira;  Sempre, nós pregamos isso sem cansar. O álcool em gel é sempre válido, mas não dispensa a água e sabão. Coloquem isso na cabeça, desenvolva TOC (transtorno - obssessivo-compulsivo), principalmente no 1° mês. Não perdendo a oportunidade, segue abaixo uma ''cartilha'' de como lavar direito as mãos.



Então é isso, muito cuidado com a limpeza da casa e atenção especial com as mãos!

Beijos, Naih...

Nenhum comentário:

Postar um comentário