sábado, 24 de março de 2012

Amamentação

Eu sou e sempre serei defensora fiel do ato de amamentar! Meu instinto maternal que sempre foi aguçado, sempre sonhou um colocar meu bebê no peito e amamentar. Ainda na gravidez surgiu muita preocupação sobre o assunto,pois  meu bico é mais que invertido e a dificuldade com certeza apareceria. Tive alguns cuidados ainda na gestação tais como: 
  - Evitar o uso de sabonetes e hidrantes na aréola, pois deixam a pele mais fininha
  - Algumas pessoas esfregam o bico com ducha, mas não é aconselhado pois pode causar lesões.
  - Tomar sol no máximo 15 minutos por dia, para ativar a vitamina D e evitar rachaduras.
  -Também fiz massagens para que melhorassem o tamanho do bico. 

Porém, não deu!
Pra quem acha que é só colocar o baby no peito que ele já sai mamando feito um anjinho (como eu achava), esta enganada. Ainda na maternidade as enfermeiras muito atenciosas demorava para colocar Marina na pega correta e ela largava em menos de 1 minuto. Conseguir sair do hospital sem dá o leite artificial, ainda em casa sofri mais um dia, nos próximos dias fui tirando com a bombinha para não parar de amamentar com leite materno. Mas com 10 dias introduzir o leite artificial com muita tristeza, não tinha desistido de ainda dá o leite materno e ela tomou os dois por 30 dias, até que por falta de sucção meu leite começou a produzir menos a cada dia, até que com quase 2 meses, desisti definitivamente!
O que quero dizer, é que me senti um lixo, na minha cabeça só imaginava o quanto era uma péssima mãe por não conseguir que minha filha amamentasse no peito. Chorei bastante e as pessoas não perdoavam, quando falava que Marina não mamava mais no peito.Até que um dia parei e analisei a situação, amo minha filha com todo amor que existe nesse mundo, cuido dela com muita felicidade, seu desenvolvimento a cada dia é nítido, é risonha, linda, saudável, esperta, levada e tem tudo que uma criança normal deve ter. Toma sim sua mamadeira, me olhando, ás vezes rindo, ou passando a mãozinha no meu rosto. Isso muda o amor que sinto por ela e ela por mim??
Estávamos na aula essa semana, aprendendo a pega correta da criança no bico, as instruções que devemos dar as mamães em amamentação, vacina e tudo mais (já sabia de tudo isso, e mesmo assim, não consegui) A professora foi bem enfática em dizer, "tem que dá leite materno", meus colegas me olharam como se dissessem "tah vendo", respondi na hora tudo o que falei aqui, ainda dei uma dica como profissional não podemos julgar essas mães que não conseguiram amamentar, qual mãe não queria segurar seu bebê no colo e alimentá-lo??
Então é isso, fica aqui minha enorme admiração e respeito para as mamães que conseguiram amamentar seu filho ( que privilégio!), mas fica também meu carinho e compreensão para as que usaram outro método de alimentação e vínculo-afetivo.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário