domingo, 12 de fevereiro de 2012

Não basta ser pai...Tem que participar!


Como todo mundo sabe, ser pai não é igual a ser mãe.  Toda mulher parece nascer com espírito de ser mãe... (já está incluso no pacote).  Mas ser pai, ai meu Deus, é bem mais complicado!
Não sabemos nem o básico: segurar no colo, trocar de fralda, saber se está com fome ou sede, se tem que arrotar ou afins... isso pode ser uma operação de guerra!

Embora tenha escolhido ser um pai participativo nos cuidados da minha filha,  sou homem e como falei, homem não vem o kit ‘’PAI’’. E foi asim, neste cenário que resolvi aprender como se brinca de cuidar de um filho.

Pesquisei várias coisas na internet, mas foi no hospital que escolhemos para o parto  que descobri a resposta para os meus problemas. O hospital Aliança, em Salvador, tem um curso para formação de pais e foi lá que em dois dias de puro conhecimento de um mundo que ainda não era meu que aprendi MUITA COISA. Dos conhecimentos básicos de como alimentar o bebê até mesmo os detalhes do parto... todos os primeiros passos para o sucesso da criação de um filho estavam ali  de forma bem resumida.  

Sempre gostei de anotar tudo quando estou estudando e no curso não foi diferente... 8 páginas frente e verso de anotações e mais anotações ( a Naihana já estava com vergonha de mim – Rs rs). Eu só queria aprender a entender  o básico de que um bebê precisa para ‘’sobreviver’’, e saí de lá com algumas outras informações; Desenvolvimento fetal, modificações gravídicas, anestesia, parto e puerpério, fisioterapia, orientações nutricionais, amamentação, desenvolvimento de fala do bebê e avaliação da audição, orientações do pediatra, cuidados com o recém-nascido, técnica para armazenamento do leite materno, massagem e por fim uma visita à maternidade do hospital.

Todos os pontos foram e são de extrema importância, mas conhecer o centro cirúrgico, a ala da maternidade não tem preço. No dia do parto estava bem nervoso em casa, mas ao chegar no hospital já sabia o que tinha que fazer e aonde ir. A sensação de já conhecer o lugar me deixou super confiante e tranquilo.

Obs -  O curso do hospital Aliança é gratuito e a única exigência é que o plano de saúde do paciente seja aceito no hospital ou que o parto esteja agendado para lá.

Bom, é isso...  Não basta ser pai, tem que participar! Só precisa de um pouco de boa vontade e muito amor pelo filho que está chegando para que tudo ocorra bem, mas se puder, recomendo a todos os pais de primeira viagem a fazer um curso de pais e filhos. Hoje já posso dizer que sou um pai completo, que dá banho, põe para dormir, troca fralda, dá  mamadeira e  reconhece cada tipo de choro (sono, fome e manha)

Mais informações :

Nenhum comentário:

Postar um comentário